Pages

domingo, 28 de outubro de 2012

China parte III – Kunming, Xian e Datong

Templo Yuantong - Kunming
Viemos de Guìlín para Kunming  em um trem soft sleep. A viagem durou 17 horas, mas posso dizer que foram bem confortáveis já que o trem tem 4 camas em cada compartimento além de lençóis e travesseiros.
Ficamos hospedados no hostel Cloudland que conta com uma boa infra, mas como em toda China a internet é horrível e continuamos sem acessar o blog.

Na cidade  aproveitamos para conhecer o templo Yuántong. O lugar com mais de 1000 anos tem um visual incrível pois foi construído em 3 níveis com direito a lago com tartarugas e carpas, pontes e claro os incensários e altares budistas.

Kunming - China
Templo Yuantong
Kunming China
Na volta do templo, ficamos um tempo relaxando no parque Green Lake onde os locais fazem aula de dança, cantam e tocam instrumentos musicais.
Aqui notamos uma coisa curiosa com as crianças que ainda deveriam usar fraldas. Sim deveriam, pois na China as roupas para criança nesta idade tem um rasgo no bumbum e com isto o fedelho(a) fica livre, para processar a papinha e o leitinho na rua a hora que quiser, rs...
A fralda na China, ou falta dela...
Ensaios e música no parque Green Lake
Parque Green Lake
Kunming já é uma cidade moderna e conta com shopping center, lojas de grife e até uma filial do Carrefour, que além de lotada não importando a hora do dia, tem cartazes curiosos como "não empurre o carrinho de compras nos outros clientes" ou " não se pendure no corrimão das escadas rolantes", coisas da China.
Como a viagem de trem de Kunming a Xi'an demoraria 36 horas optamos pelo avião e foi uma ótima pedida.
O novo aeroporto de Kunming foi inaugurado a poucos meses e o transporte público ao local ainda está sendo ajustado. Há um ônibus expresso para o aeroporto que sai da frente do Hotel West Inn, mas pedimos para o staff do hotel escrever tudo em mandarim pois não é todo taxista que conhece o endereço, fica a dica.

Xian China
Soldados de Terracota em Xian
Em Xian por outro lado é tudo mais fácil, o aeroporto é grande, moderno e está muito bem conectado ao centro da cidade por ônibus expressos que saem a cada 30 Minutos.
Desta vez escolhemos o hostel Shuyuàn e tivemos experiências extremas por aqui. O hostel é muito bem localizado e tem uma construção interessante dividida em pátios internos com um bar e um restaurante. O problema é que nosso quarto estava no segundo andar e dava frente para o pátio do bar onde a barulheira rolava solta até de madrugada. Tivemos até uma exibição de kung-fu ao vivo as 2:45h da manhã quando vários chineses começaram a se estapear em baixo da nossa janela.
Por outro lado o restaurante é bem aconchegante e foi aqui que conhecemos o Amrow e a Dal, um casal de ingleses muito simpáticos que também estão viajando a algum tempo pelo mundo.
Xian é um exemplo de cidade desenvolvida na China, talvez por ter sido a capital das dinastias chinesas até o século X ou por abrigar o sitio arqueológico com os Soldados de Terracota, uma das estrelas turísticas da China.

Xian China Terracota Warriors
Soldados de Terracota em Xian
Soldados de Terracota Xian
Visitamos o local por conta própria já que do pátio de estacionamento da estação de trem
saem micro-onibus direto para a atração em intervalos curtos de tempo.
A entrada da atração é cara e o local esta sempre cheio de turistas, muitos deles chineses, mas os detalhes dos artefatos com mais de 2200 anos impressionam e justificam a visita.

E pensar que tudo isto foi descoberto por acaso em 1974 quando alguns fazendeiros se depararam com pedaços das relíquias ao furar um poço em busca de água.
Além dos terracota também conhecemos a tumba do imperador Jingdi. O local não tem transporte público fácil então a solução foi entrar num tour direto do hostel. O mais impressionante aqui nem foram as escavações, mas sim o teatro que conta a história do local  em hologramas 3 D animados, super high tech!

Deixamos Xian com um tempo chuvoso o que estragou os planos de visitar o monte Huà Shan. O local é uma das 5 montanhas sagradas da China e tem cinco picos que podem ser visitados em um teleférico combinado com uma "escalaminhada".
Seguimos então para Datong em mais um trem de 16 horas. A China é grande amigos e o trem tem sido sempre a melhor opção de viagem.
As duas primeiras horas no trem foram divertidas pois ao entrarmos no vagão todos pararam e ficaram nos olhando. Não demorou muito para um dos passageiros começar uma fluente conversa comigo em Mandarim enquanto a Deia já se ajeitava na cama.
E assim foi entre gestos e um misto de idiomas que consegui explicar que éramos brasileiros e decobrir que eles estavam contentes de conseguir falar conosco enquanto uma roda de 12 passageiros acompanhava tudo e dava risadas ao redor.

Datong China
Yungang Caves - Datong
Yungang Caves Datong
 Já tínhamos lido que Datong não contava com uma boa infra para turistas estrangeiros já que não tinha hostels e quase ninguém falava inglês nos hotéis.  Por isso resolvemos dar uma boa vasculhada na internet e achamos um hotel 5 estrelas na cidade por US$44, e olha que isto é caro para o padrão da China.
Bem estabelecidos saimos logo cedo para conhecer outro patrimonio da Unesco a Yungang Caves que fica a uns 17 km da cidade. Esta atração, que já justifica a visita, é um monastério budista a céu aberto esculpido na montanha entre os séculos V e VI. Na verdade são 252 cavernas no total com detalhes e cores de arrepiar. Algumas delas estão bem desgastadas pela ação do tempo, mas ha muito ha ver por aqui, do buda gigante com mais de  17 metros, as pequenas esculturas todas em baixo relevo.

Datong China
Yungang Caves

Yungang Caves Datong
O local já esta sofrendo reformas e restaurações e do jeito que a coisa anda rápido na China logo vai ter um monte de gente por aqui além dos tours de chineses e alguns ocidentais que chegam de vez em quando.
Na saída do local encontramos um taxista que insistia em nos levar ao Hanging Monastery que ficava a uns70 km dali mas como sempre por preços que começam nas altura igual a atração. O local parece bem legal, pois é um templo/monastério pendurado na lateral de uma montanha e que prometia vistas incríveis, mas já tínhamos o trem comprado para Beijing para o inicio da noite e não queríamos correr o risco de perdê-lo.
Como não aceitamos ir ao monastério o taxista não quis nos levar de volta a Datong, mas por sorte, logo em frente à saída de Yonghuan ha um ponto de ônibus que faz o trecho de volta por 2,5 yuan, nada mal.
Antes de embarcarmos achamos um restaurante na cidade e depois de muitos gestos e de mostrar palavras em mandarim no guia pedimos os pratos sem saber o que viria.

Quando recebi a tigela enorme pensei que ia ter que comer algum tipo de intestino cozido que tinha visto no cardápio, mas por minha surpresa eram noodles caseiros com carne. A massa estava cozida “al dente" e superou muitas pastas que comemos na Itália.
Fica o aprendizado, se quiser comer bem saia dos pontos turísticos e experimente a comida local. Vai ser complicado conseguir pedir o prato, e se não curte pimenta leve sempre um pedaço de papel com a frase"no spice" escrita em Mandarim, mas a experiência costuma compensar.