Pages

Labels

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nova Zelandia - Ilha Sul

Nova Zelandia Ilha Sul
A natureza de Kaikoura
A história de alugar carro em duas etapas pareceu estranha, mas como por aqui as ilhas são ligadas por um ferry , muitas locadoras oferecem a locação desta forma e não permitem que você cruze com o carro de uma ilha a outra.

Saindo do porto de Picton rumamos para Kaikora, cidadezinha famosa pela vida marinha e pelo lindo visual da costa Neo Zelandesa.  Além de conseguirmos um lugar confortável para ficar, passamos o ano novo com uma visita ilustre.
Kaikoura  - Ilha Sul
Kaikoura - Ilha Sul
As atividades na cidade são marcadas pela relação com a natureza, como por exemplo, o passeio para avistar baleias. Há opções de usar barco, helicóptero ou avião, dependendo só de quanto estiver disposto a pagar.  Nós optamos em fazer um trekking pelos clifs que margeiam a enseada e pudemos visitar a colônia de leões marinhos, avistar muitas aves e aproveitar o visual que compensou  a andança.
Nova Zelandia
Leão Marinho em Kaikoura - Ilha Sul
Nova Zelandia
Natureza de Kaikoura - Ilha Sul
Nova Zelandia Trekking
Kaikoura - Ilha Sul
Mas voltando ao visitante que mencionamos antes, na noite de réveillon estávamos esperando o horário para comemorar a virada, quando vimos um vulto estranho passar pela porta do bangalô.  Corri para pegar uma lanterna, mas cheguei apenas a tempo de ver um bichinho correndo assustado para longe.  Parecia um porco espinho de perninhas curtas com um bico de beija flor. Apesar da descrição estranha,  estávamos recebendo a visita da ave símbolo da Nova Zelândia o Kiwi. Pena que não consegui tirar fotos, mas a natureza dava suas boas vindas em 2013.
De Kaikoura seguimos em sentido sul pulando a cidade de Christchurch ,pois queríamos conhecer a região do Lake Tekapo antes de rumar para os glaciares em Franz Josef. O caminho é feito pelo centro do país e depois de algum tempo vendo fazendas e verde, o caminho fica meio sem graça.
A medida que nos aproximávamos  do Mont Hooker o tempo foi virando e uma chuva forte nos acompanhou por toda a passagem pela região. Uma pena,  pois o lago Tekapo tem uma cor azul celeste incrível e mesmo com o maior temporal  dava para perceber o quão lindo é este lugar.  Não é para menos que é escolhido por muitos casais de noivos para se tornar o fundo do book de fotos de casamento.
Wanaka - Ilha Sul
Sem reclamação seguimos a viagem para Wanaka, outra região de lagos muito bonita na ilha Sul. Como a chuva não nos abandonava tentamos conseguir alguma hospedagem por ali e sofremos os problemas de viajar na alta temporada. Tivemos que rodar por muitas cidades até conseguirmos um lugar para ficar e, ainda assim,  com preços pouco convidativos.
A lição ficou por conta de reservar antes para garantir bons preços e lugares, pois perdemos a chance de ficar em um albergue na frente do lago com uma das melhores vistas do Tekapo.  Dia seguinte rumamos para o Franz Josef e apesar de no mapa parecer tão pertinho, ficava do outro lado de uma cadeia de montanhas que requereram mais de 5 horas de carro até o destino.
Antes de chegar a Franz Josef o cenário começou a mudar com um movimento menor de veículos e estradas com pontes onde passavam apenas um carro de cada vez, a solução era negociar com os motoristas que vinham na direção contrária quem ia passar primeiro...
Já estávamos até acostumando com a chuva torrencial, mas não com os estragos que ela ia causar. Ao chegarmos ao hotel em Franz Josef nos deparamos com as placas de falta de telefone, internet e ATM’s em todo o vilarejo devido aos fortes temporais. Foi até engraçado quando a recepcionista nos perguntou: “Como chegaram até aqui?” já que a estrada que levava ao norte estava interditada devido à queda de uma ponte e a do sul, por onde viemos, estar com um volume de água acima do normal...
Franz Josef e os estragos causados pelas chuvas
Tínhamos sido guiados pela vontade de conhecer uma formação natural que é singular, os glaciares de vale. Um pouquinho de história e pesquisa no Wikipédia conta que esta formação de gelo composta por neve compactada, chegava até o mar da Tasmânia a milhares de anos atrás.
 Mesmo com uma sensação de estar isolado no final do mundo, fomos procurar alguma informação de como chegar até as geleiras. O que ouvimos foi que se a chuva parasse, talvez fosse possível chegar às geleiras em grupos guiados e levados por um helicóptero.
Desanimados?  Nada disso! Aproveitamos para comprar alguns vinhos e curtir nossa nova hospedagem quentinha. Aliás, os vinhos brancos da Nova Zelândia mereciam um post à parte devido a sua qualidade, preços baixos e variedade.
Se há algo que aprendemos neste sabático foi relaxar nos momentos de stress para aproveitar o melhor de cada situação. Quer um exemplo? A falha nos meios de comunicação causados pela chuva fez com que o hotel tivesse problemas em confirmar nossa reserva o que nos deu direito a um upgrade sem custo adicional.
Outra boa experiência foi conhecer uma família de brasileiros que vivem na Nova Zelândia a alguns anos e que foram uma companhia fantástica durante nosso jantar de despedida da região dos glaciares.
Ilha Sul Nova Zelandia
Franz Josef Glacier
Nova Zelandia
Fox Glacier - Ilha Sul
Nova Zelandia
Fox Glacier - Ilha Sul
Três dias depois da chuva “lavar a égua” o sol resolveu aparecer e lá fomos nós para Fox Glacier com a expectativa de andar pelos paredões gelados, e desta vez a sorte ajudou.
O passeio é feito em grupos acompanhados por guias experientes e que fornecem os equipamentos e transporte até o local da ascensão.
 Calçados “crampoms” nas botas é só seguir gelo adentro com cuidado, pois apesar de parecer uma massa compacta e sólida, os glaciares estão em constante movimento o que gera fendas profundas e crateras na paisagem gelada.
Cumprido a etapa em Fox, seguimos para Queenstown nosso último ponto de visita na ilha sul. A cidade é famosa pelos esportes radicais que vão do bungy jump e swings nos desfiladeiros até esportes de velocidade na água como o Jet boat e os cruzeiros para Milford. Há também atividade para quem não é amante de adrenalina como trekkings e pescaria.
Chegando a Queenstown
Ilha Sul Nova Zelandia
Queenstown, lago Wakatipu
Nova Zelandia Ilha Sul
Barco a Vapor Queenstown
O que mais nos chamou a atenção foi a beleza do vale que contrasta com o lago Wakatipu. Não se engane, a cidade é pequena, mas divide com Christchurch  boa parte do turismo da ilha sul.
Outro detalhe legal é o “mood” da cidade com artistas de rua que se revezam na orla do lago, e se precisar de descanso do agito, basta andar 5 minutos e relaxar no parque com toda a vista da cidade pertinho de você.
No final de nossa visita a Nova Zelândia, ficou o aprendizado de providenciar a reserva do carro e da estadia com alguma antecedência para evitar preços altos. Outra coisa, foi a sensação de que faltou algo por não conseguir fazer a viagem a bordo de uma campervan. A Campervan nada mais é que uma van ou SUV adaptada com cama, cozinha e toda parafernália. É como viajar com a casa nas costas.  A que mais vimos por aqui foi a Jucy , companhia famosa por pintar seus veículos com cores  extravagantes que  lembram o carro do scooby doo.
Voltaremos um dia para este lugar já que o país ainda tem coisas para serem exploradas, como por exemplo, o  Fiordland National park que concentra Milford sounds, Dusky and Doubtful Sounds. Estes, cenários famosos usados como locação no filme “O Senhor dos anéis”.

Bom, deixando a ilha para trás, embarcamos para nosso próximo destino na Oceania, a Austrália. 

0 comments:

Postar um comentário