Pages

Labels

domingo, 1 de julho de 2012

Alemanha parte I – Colonia e Rota Romântica

Rota Romantica
Fortress Marienberg - Würzburg

Antes de começar o post, ficamos pensando sobre o que escrever a respeito da Alemanha. Afinal é um país que em 80 anos saiu dos escombros para tornar-se uma potencia mundial e hoje oferece ao turista muita história, cidades medievais, grandes centros urbanos, alguns com cara de cidadezinha de interior, parques públicos, ótima infra-estrutura de transporte e claro, cerveja e vinhos de muita qualidade.

Para facilitar a vida vamos dividir o post em duas partes como fizemos na Irlanda ficando para  parte II os trechos de Munich, Nuremberg e Berlim.
Chegamos na Alemanha por Colonia (Koln como chamam aqui) vindo de Amsterdam. A estação de trem é grande e além de conectar todos os transportes públicos da cidade tem a saída principal para a catedral, a atraçāo mais famosa por aqui.
Vista da cidade ao subir na torre da catedral de Colonia
Vista Aerea Colonia

Desta vez não visitamos o cento de informações turísticas e isto nos custou um bom tempo batendo cabeça para achar o hotel. Desta vez, ponto para Deia, que depois de perguntarmos na estação de trem, na rua, na locadora de carro sem que ninguém conhecesse a rua, saiu de um hotelzinho com um mapa e uma seta apontando a direçāo certa.
Com as malas no hotel partimos para o centro da cidade que estava todo enfeitado para o jogo da Eurocopa (Alemanha x Grécia). Lá escolhemos um bar movimentado onde conhecemos um casal muito simpático que nos deu boas dicas da cidade e nos contou um monte de coisas sobre a cultura local.
Uma curiosidade é que a cerveja local chamada Kölsch é bebida em copos pequenos de 0,2 litros que carinhosamente chamamos de copos de marica! Mas não se enganem, pois os locais tomam tantos destes copinhos que você acaba perdendo a conta.

A visita a igreja e ao museu que fica ao lado é passeio obrigatório e concentra boa parte dos turistas, subir os 157 metros em uma escadinha caracol enquanto desvia de quem desce é cansativo, mas a vista aérea da cidade vale a pena.
Rota Romantica

De Colonia partimos de carro para a Rota Romântica (Romantische Straße) que foi criada a 60 anos para atrair o turismo para a região. São 27 cidades no total, distantes 440 km entre a primeira e a ultima; algumas merecem uma estadia e outras apenas uma passagem rápida. Em nosso caso fizemos o trecho em 4 dias e podemos afirmar que é um passeio que vale a pena. No site
Romantische Straße há mapas e detalhes sobre cada trecho.
Würzburg é a  cidade que marca o início da rota, fica a pouco mais de 100 km de Frankfurt e tem boas atrações como o World Cultural Heritage Site Residence Palace patrimônio da Unesco e o Fortress Marienberg , este que rende uma ótima vista aérea da cidade.
Würzburg
World Cultural Heritage Site Residence Palace
 Outra coisa legal por aqui é o festival do vinho que acontece em junho, sim vinho! Apesar da cerveja alemã ser famosa, hà muita produção de vinho pelo país.
De Würzburg, passamos por Tauberbischofsheim, Röttingen com vários relógios de sol espalhados pela cidade e uma pequena e curiosa academia pública instalada em um parque e pernoitamos em Rothenburg o.d.T
Rothenburg o.d.T
Rothenburg o.d.t
Rothemburg tem muralhas que cercam toda a cidade com torres de observação em cada extremo, um centro medieval bem conservado, um museu do Natal, este que vale a visita pela impressionante loja de decorações de natal e não pelo museu,  e um monte de lojinhas típicas.
Uma curiosidade é que a cidade tem um grande número de visitantes japoneses com várias placas escritas na língua nipônica.
Germany
Dinkelsbühl
De Rothenburg o.d.T fomos para Landsberg am Lech, passando por Dinkelsbühl e Nördlingen. Como o próprio nome diz, o lago Lech é a atração da cidade com ruas em paralelepípedo e um ar de cidade de interior. A cidade está em reforma total e o centro histórico parece uma praça de guerra. Por fim partimos para Halblech, e Schwangau onde visitamos os impressionantes castelos, Hohenschwangau e Neuschwanstein.
Schwangau - Rota Romantica
Schloss Hohenschuangau
A visita aos Castelos toma pelo menos umas 4 horas e exige um pouco de preparo físico  pois foram construídos em uma montanha e exigem visita guiada com hora marcada.
O primeiro castelo Schloss Hohenschuangau
foi obra de Maximiliano II da Baviera no século 19 e o segundo Schloss Neuschwanstein do Ludwig II da Baviera, famoso por estas bandas por construir um monte de coisas, e por querer replicar a vida na idade média. Nosso amigo Ludwig perdeu o trono aos 40 anos sendo considerado louco, mas deixou este incrível monumento que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela, símbolo da Disneylândia. (A foto de lado não diz muito, mas a de frente nào deixa dúvidas)
Schwangau - Rota Romantica
Schloss Neuschwanstein
Bom antes de entregar o carro em Munich, tivemos a grata surpresa de escolher um hotelzinho na cidade de Tutzing com um lago incrível.
Deixamos as fotos e no próximo post seguiremos falando da Alemanha, Auf Wiedersehen.
Stamberger See
Tutzing

Schwangau

2 comentários:

  1. Ola! Daniel e Andreia, o blog de vcs está um show mesmo. Estamos nos preparando, eu e minhas filhas, para irmos pra primeira parte de sua viagem, UK e Irlanda. Elas ja conhecem, eu só Londres. Mas vi suas dicas e adorei. Espero que sua volta seja bem melhor do que vc sonhou, abraços

    Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cynthia,
      Viajar em família é ótimo e UK vai estar bem movimentado entre julho o e agosto devido as jogos olimpicos. Desejamos uma ótima viagem para você e suas filhas. Daniel e Andreia

      Excluir