Pages

Labels

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Polônia


Kraków - Poland
Praça Rynek Glówny - Cracóvia

E não é que chegamos a Polônia! De Berlim foram 8h de trem que nos permitiu conhecer o interior do país nem sempre visitado por turistas.
Em Varsóvia escolhemos um hotel próximo a estação central que por si só já proporcionou uma boa surpresa. Ao sairmos demos de cara com um shopping center moderno e que contrasta com o Palac Kultury i Nauki, um enorme prédio herança da ex união soviética.
É interessante como um pouco de programação traz alguns confortos, conseguimos um hotel 4 estrelas pelo preço de albergue com todos os mimos que um viajante que está na estrada a 2 meses merece.
Palac Kultury i Nauki

Na recepção pedimos ao atendente nos ajudar escrevendo em Polonês todos os detalhes da passagem que queríamos comprar para Caróvia e isto ajudou bastante já que na estação de trem ninguém falava inglês.
Varsóvia pode ser conhecida a pé se restringir o passeio ao centro antigo (stare miasto), mas para explorar um pouco mais, venha preparado para caminhar em quadras enormes e com prédios quadrados e de poucos andares que lembram caixas de sapatos com janelas, ou usar o transporte público que é bem tranquilo.
Rynek Starego Miasta - Varsóvia
A “stare miasto” no entanto é um mundo a parte, reconstruída em 1962,  suas fachadas são parte do patrimônio da Unesco e concentra boa parte das atrações.
É como a  Disneylândia do turista, com restaurantes, bares, artistas de rua, lojinhas de souvenir e claro a praça Rynek Starego Miasta o Castelo Real (Zamek Królewski) o Muzeum Historyczne Miasta Warszawy e a catedral Sw Jana.
Stare Miasta - Varsóvia
Cansou? Então é hora de caminhar pela “Royal route” e como nós, sentar em um dos bancos espalhados pelo caminho para saborear sorvetinhos de máquina que aqui chegam a ter 25 cm de altura.  Atenção na escolha do banco, pois alguns são equipados com um dispositivo que quando acionado tocam um trecho da obra de Chopin, bem legal.
Palac Prymasowski - Varsóvia
A musica clássica esta bem presente por aqui e pode-se assistir a pequenos concertos nos restaurantes e algumas igrejas a partir das 20:00 hrs com a compra de entrada é claro.
No dia seguinte fizemos um rápida visita ao bairro de Praga e aqui ao perguntar ao motorista de ônibus como chegar, tivemos uma lição de mímicas incrível. Este senhor conseguiu com poucos gestos explicar: que não falava inglês, que teria que pegar os óculos para ler, e depois onde teríamos que tomar o ônibus correto com direito a cruzar a rua por uma passagem subterrânea e tudo...
Praga tem algumas igrejas e uma bonita sinagoga além de render umas fotinhas com ursos. É curioso pois nossos amigos peludos vivem em uma área aberta ao público na avenida Solidarnósci separados por um pequeno fosso. Você vem andando e de repente vê um urso ao seu lado!
Patac na Wyspie - Varsóvia
 Mas o destaque em Varsóvia ficou para o parque Lazienkowski com o Palácio na água (Patac na Wyspie) que foi construído no século 18 no meio de um lago com direito a passeio de gôndolas e tudo mais. Atrás também tem um anfiteatro estilo grego a céu aberto, além de animais e aves caminhando soltos pelo local.
 
Igreja St Peter e St Paul - Cracóvia
Saindo de Varsóvia partimos para Cracóvia. Foram 3:30hrs de trem e outra vez desembarcamos junto ao Shopping center da cidade. Ficamos hospedados em Kazimierz, antigo bairro judaico e de lá foram cindo minutos de caminhada até o Royal Wawel Castle. O local concentra algumas atrações e os tickets podem ser comprados separadamente com hora marcada para visita.
Royal Wawel Castle - Cracóvia
Cracóvia é bem mais turística que Varsóvia e a Stare miasto é um show a parte com carruagens passeando com os turistas e claro a famosa igreja de St Mary que possui torres diferentes, a Town Hall Tower e  a Cloth Hall espalhados pela praça principal (Market Square) além da igreja de St Peter e St Paul.
Igreja de St Mary - Cracóvia

Cansados de nos acompanhar pelas caminhadas pela cidade? Então reserve um dia para  visitar Auschwitz e Birkenau. Sim são os campos de concentração mais famosos e sinistros da segunda grande guerra e ficam a 1:30hrs de Cracóvia de ônibus ou trem.
Kazimierz - antigo bairro judaico Cracóvia
 Tomamos o ônibus na rodoviária local sentido a Oswiecim que é o nome original da cidade antes dos alemães batizarem de Auschwitz.
O ônibus nos deixou na porta e dali descobrimos que o local só pode ser conhecido com guia entre 8:00 e 15:00 hrs. Os grupos são separados por idioma e com hora marcada (40 PLN por pessoa) fora deste horário a entrada é livre mas precisa alugar os audioguias. As mudanças são recentes pois muitos guias impressos destacavam que a visita era gratuita, na duvida vale checar o site oficial quando vier para cá.
Auschwitz e Birkenau - Oswiecim

Já descrevemos no post de Munich (Dachau) sobre as sensações de estar um local como este, mas definitivamente vale a visita; mesmo que como nós você tenha que enfrentar uma forte chuva que contribuiu para  que tudo parecesse ainda mais sombrio.
Tumba do Soldado desconhecido - Varsóvia
 Bom a Polônia é bonita, tem preços mais amigáveis que o resto da zona do Euro, muita gente fala  inglês para facilitar a  vida do turista e com certeza vale uma passada se estiver pela Europa.
Nos vemos em Budapeste (Hungria).

0 comments:

Postar um comentário