Pages

Labels

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Turquia - Istambul, Efesus, Pamukkale e Cappadocia



Turquia
Pamukkale

 O mundo é cheio de contrastes e neste viagem pudemos viver mais um destes choques culturais que a professora de história contava na sala de aula.
Saimos de Mykonos, onde a prática do topless e nudismo são comuns, e chegamos a Turquia onde as mulheres andam cobertas dos pés a cabeça e os chamados para oração muçulmana ecoam pelas cidades 5 vezes ao dia.

Istambul é o centro turístico do país e pouco se ouve falar da capital Ankara por aqui. Talvez por isto a acomodação seja mais cara e tudo na cidade esteja direcionado para atender aos estrangeiros.

Turquia
Uma das inúmeras lojas em Sultanahmed - Istambul
 Do aeroporto de Istambul pode-se chegar de taxi (40-50 Liras Turcas -TL) ao centro de Sultanahmet ou de transporte público usando o metro (3 TL), descendo na estação Zeytinburnu e de lá tomando o Tram de superfície (light metro) sentido Yenikapi (3 TL). 

Istambul Turquia
Aya Sofia - Istambul
 Sultanahmet é o bairro mais turístico de Istambul e é onde fica a maioria das atrações da cidade. Como chegamos à noite aproveitamos para tirar todas as informações com o staff do hotel e no outro dia logo cedo partimos para conhecer a Mesquita Sofya (Aya Sofya), construída no século 5 d.C com um interior  bonito e decorado com símbolos Islâmicos, e a Mesquita Azul, famosa pela beleza externa e por ser utilizada ainda hoje como local de oração. 

Istambul Turquia
Mesquita Azul - Istambul
 No restaurante que almoçamos o proprietário muito simpático logo sacou uma camisa autografada da Associação Atlética Ponte Preta e nos ofereceu entradas e chá por conta da casa. É interessante como o brasileiro tem uma boa recepção neste mundão afora. 
De lá fomos a basílica cisterna. Construída no século 5 d.C por Justiniano para armazenagem de água, teve uma basílica erguida sobre ela e agora é uma atração turística depois de ficar esquecida por quase 1000 anos.
 Por lá escutamos alguém falando em português e acabamos conhecemos o Eduardo. Um turco de nome impronunciável, fluente em português, que nos contou um monte de coisas sobre a cidade, deu dicas sobre passeios e claro nos levou para conhecer as lojas de tapetes da família.

Turquia
Basilica Cisterna - Istambul
 Aqui vale um parêntese: O povo turco realmente sabe negociar, deve ser algo genético ou desenvolvido durante os milênios, então vale a dica: entre nas lojas, pergunte os preços e se gostar de algo barganhe sempre antes de comprar. Mesmo assim é provável que você saia da loja com a carteira vazia e com um monte de quinquilharias que não vão servir para nada. Isto vale até para comprar água na barraquinha...
Dito isto voltamos a visita na loja do Eduardo onde tivemos uma lição sobre confecção de tapetes, um chá de cereja muito bom e uma tarde inteira de negociação onde acabamos comprando uma colcha. Deixa eu explicar melhor: nós nunca pensamos em comprar nada por ali, não gostamos de colcha e por sorte escapamos ilesos de comprar um tapete que custava quase um carro popular no Brasil, ufa!
Mas a experiência foi boa e usamos as dicas locais para visitar o Palácio Topikap logo pela manhã antes da chegada dos tours de cruzeiros que lotam tudo por aqui. É aqui também que fica o Harém, mas os tickets são vendidos separadamente dentro do museu.  
Conhecemos o estreito de Bósforo em um passeio de barco de 1:30 hrs (10 TL), conhecemos um café bem ao lado da mesquita azul com apresentações de “Wirling Dervishes” onde fumamos um Narguilé (confesso que detestamos) e compramos as Pashminas da Déia no mercado de especiarias ao invés do Grand Bazar que é bem mais conhecido, turístico e caro!

Istambul Turquia
Restaurante Flutuante - Bosforo
 De Istambul decidimos conhecer o interior do país por conta própria e partimos para Izmir por uma companhia aérea low cost. Em Izmir tomamos um trem que nos levou até a cidade de Efesus (4,5 TL) em 1:15 hrs. Aqui vale o esclarecimento que este trem não garante lugar e é muito comum viajar em pé com mais um monte de gente disputando cada centímetro de espaço contigo.

Turquia
Livraria de Celsus - Efesus
 Éphesus é uma das atrações bem conhecidas na Turquia pois foi a capital da província Romana na Ásia e conta com um impressionante parque arqueológico.  Da cidade pode-se tomar um micro ônibus na rodoviária central por 2,5 TL por pessoa até as escavações a cada 30 minutos.

Efesus Turquia
Nike Deusa da Vitória - Efesus
 O destaque do local fica pela fachada da livraria de Celsus e pelo baixo relevo com a deusa da vitória Nike que inspirou os marketeiros americanos a criar a marca que você deve ter ouvido falar...
Uma outra atração daqui é a casa da Virgem Maria (Meryemana), na verdade uma reconstrução do que seria o local onde Maria viveu os últimos anos de vida (37-45 d.C). O local pode ser acessado de carro alugado, excursão ou Táxi (amargando com 50TL pelo trecho).
De Ephesus a Pamukkale são 3:30 hrs de ônibus em uma estrada tranqüila (22 TL).  

Turquia
Pamukkale
 Pamukkale é um show a parte, suas formações calcárias que hoje são patrimônio da Unesco, serviram como banheira para Cleópatra e ficaram famosas entre os locais por possuirem águas termais e medicinais.
A entrada ao parque custa 20 TL e dá direito a caminhar por todo o local, banhar-se nas piscinas naturais e conhecer as ruínas de Hierápolis que ficam logo acima das formações de calcário.
Deve-se entrar descalço nos terraços de travertino como são conhecidos e preparar-se para sensações estranhas pois: a imensidão branca te dá a impressão de estar em uma geleira, seu corpo sabe que está calor e ao mesmo tempo seus pés transmitem uma sensação de áspero mesmo quando tudo ao seu redor pareça feito de algodão doce.
Turquia
As cores mudam ao anoitecer em Pamukkale
 Ha um ambiente fechado antes da entrada de Hierápolis com restaurantes, sanitários chuveiros e uma piscina aquecida com colunas romanas submersas onde se pode banhar por 2h(Antique Pool). Prepare-se para desembolsar mais 30 TL se quiser bancar o saquinho de chá na banheirinha...
De Pamukkale tomamos o ônibus para Goreme na Cappadocia. O possante viaja pela noite, tem televisão, internet e rodomoço que serve chá, café, bolo e refrigerante.
Quase esquecemos; se você tiver sorte como nós, terá um passageiro sentado na poltrona de trás roncando forte a ponto de vibrar sua poltrona.  Isto irá garantir uma enorme sensação de relaxamento durante as 10 horas de viagem... 

Turquia
Cappadocia e os Flintstones
Uma dica boa é sempre perguntar no guichê exatamente onde vai parar seu ônibus. Algumas companias vendem Cappadocia como destino, mas o local é composto por várias cidades: Nevşehir, Avanos,  Goreme, Ürgüpe, Uçhisar, Mustafapaşa... Dependendo de onde parar seu ônibus vc terá que tomar um micro ônibus até a cidade que escolher, fique esperto!

Foi a Cappadocia que inspirou o desenho dos Flintstones e confesso que depois de alguns minutos já começamos a entender por que. O local tem formações rochosas incríveis, muitas delas abrigam casas e hotéis caverna e são estas cavernas a principal opção de hospedagem turística por aqui.
A Cappadocia é famosa pelos vôos de balão. São mais de 100 balões que decolam todos os dias levando em média 2000 turistas pelos ares. 
O passeio é caro e custa entre $ 90 a 140 por pessoa por uma 1:00 hr de vôo. O ritual começa cedo entre 5:00 e 5:30hrs quando a van te busca no hotel e te deixa no ponto de decolagem para  um café da manhã simples antes da partida do balão.

Turquia
Preparativos para o vôo de Balão - Cappadocia
 Voamos com uma das maiores companhias a Kapadokya Balloons e achamos um pouco confuso o processo de separação dos grupos e indicação do balão antes da decolagem.

Turquia
Balão - Cappadocia
 A compensação ficou por conta do piloto Sancho, um espanhol alegre e falador que fez um vôo fantástico pelo local. Entre subidas e descidas pudemos ver todos os pontos da região até pousarmos suavemente sobre a caminhonete no final do passeio. Ao final do tour ainda há um brinde de champanhe com todo o grupo antes de voltar ao hotel.

Turquia
Se tudo corre bem, vale o brinde de champanhe ao final
 A maioria dos turistas fica em Goreme ou Urgup e daqui são oferecidos tours padrões pela região. Examinamos todas as ofertas e decidimos fazer o tour verde pois cobria distâncias longas que seriam dificilmente alcançadas por conta própria. 
Neste tour visitamos  Kaymakli, onde os cristãos escavaram 8 andares em uma cidade subterrânea durante a perseguição de Roma.

Turquia
Kaymakli 8 andares em baixo da terra - Cappadocia
 A visita é feita com guia e não é recomendada para claustrofóbicos. Aqui descemos 110 metros em túneis apertados muitas vezes com o teto baixo e um pouco de pó mas que contam com estábulos, cozinha, uma local para confissão, armazenagem de comida e túneis de ventilação/ comunicação.

Turquia
Monastério de Selime - Cappadocia
 Depois partimos para um trekking de 4 km no lhlara Valley e visitamos o incrível monastério Selime. Se vc já assistiu o filme Star Wars episódio I vai lembrar deste lugar. O filme não foi rodado aqui pois não teve autorização do governo turco, mas em compensação foi replicado na Tunísia para a gravação da saga jedi.
Fechamos o tour visitando o Pigeon Valley antes de voltar para o hotel para um merecido descanso.

Turquia
Cappadocia
 Uma das principais atrações da região é o Goreme Open Air  que fica a 1 km do centro de Goreme. O local cobra 20 TL pela entrada e conta com muitas igrejas escavadas nas montanhas além de um lindo visual das formações rochosas.
Em nosso última dia pela Cappadocia fizemos o trekking pelo Red e Rose Valley. A Cappadocia tem muitas opções de trekking mas nem todas são bem sinalizadas e se não tomar cuidado você ficará perdido entre as montanhas áridas do local.

Trekking sentido Red Valley - Cappadocia

 Por sorte conseguimos seguir algumas indicações e depois de 3 horas pelas trilhas e cânions voltamos para o hotel a tempo de arrumar as malas e voltar para Istambul.
Viajar de ônibus na Turkia é uma boa opção pois todos tem TV, internet, rodomoço, etc. Mas fique atento pois os trechos grandes são feitos sempre à noite e por mais que sejam confortáveis são 10 horas no bumba... 

Turquia
Aya Sofya interior - Istambul
Se tivéssemos que refazer nossa viagem pela Turquia, iríamos inverter a ordem para aproveitar melhor o transporte local.
Se você começar pela Capaddocia vindo de Istambul poderá optar por um vôo de 1:00hr ao invés de 13h de ônibus. Daqui poderá partir para Pamukkale (10h de ônibus noturno). Pela manhã poderá curtir Pamukkale e fica com a opção de dormir por aqui ou embarcar para Efesus no final da tarde.

Turquia
Palacio Topikap - Istambul
 De Ephesus fica a opção de avião (50minutos) ou de Ônibus para Istambul (10 horas). De Pamukkale também há a opção de ir a Antalya ou Fethie para curtir as praiais da Turkia antes de rumar a Istambul.
Agora seguimos para Jordânia nosso próximo destino. Vamos?

6 comentários:

  1. Andreia e Daniel!

    Fiquei muito feliz em receber o e-mail de vocês hoje! Vou seguí-los para acompanhar esta viagem maravilhosa, que é o sonho de qualquer viajante!
    A Turquia me fascinou! Lugar incrível! As fotos de vocês estão lindas! Parabéns e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol. A Turquia tem muitos contrastes e merece a visita. Fica o convite para conhecer o mundo, afinal como vc diz em seu blog "viajar é viciante!"

      Excluir
  2. Acho que decidi qual vai ser nosso próximo destino! rsrsrs... fiquei louca para fazer esse roteiro pela Turquia... vcs estao mega profissionais nas fotografias, lindas... vai dando até taquicardia ao ve-las!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O País é bonito mesmo Fê, e se sobrar tempo ainda da para pegar uma praia em Antalya. Preparare-se para negociar pois os Turcos vendem de tudo por aqui.

      Excluir
  3. Olá Andreia e Daniel!

    Adorei o blog de vocês é um dos mais completos que já encontrei e está me ajudando a planejar a minha viajem para a Turquia.
    Gostaria de uma dica.
    Quantos dias vocês ficaram na Capadócia?
    Vocês fizeram o passeio de balão e o Tour Verde no mesmo dia?

    Obrigada!!

    Luiza

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, despulpe pela demora na resposta. Com as mudanças de país e fusos estamos atrasados com os posts.
    Ficamos 3 dias na Capadócia, o Tour verde dura o dia quase todo e fica apertado fazê-lo no mesmo dia que o vôo de balão, na verdade acho que não casam os horários.
    Tenha uma excelente viagem, e aproveite a Turquia.

    ResponderExcluir