Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jordania - Amman, Madaba, Karak, Petra e Wadi Rum

Monasterio - Petra

Nos despedimos de Istambul e seguimos para a capital da Jordânia. Deixamos para tirar o visto no aeroporto de Amman e foi bem tranquilo, principalmente quando souberam que éramos brasileiros. Pegamos o visto de permanência de 30 dias, o que nos permitiu ir para Israel e entrar novamente na Jordânia ( custo do visto de  20JD ).

Se alguém me pedisse para resumir Amman em uma frase eu diria que a cidade lembra uma obra Inacabada.
Tínhamos  lido que havia um ônibus do aeroporto que nos levaria direto ao centro de cidade e de lá alcançaríamos nosso hotel caminhando, no entanto foi um pouco diferente, ficamos numa estação de ônibus que nada tinha haver com o  planejado.
Amman - Vista do nosso quarto
  Logo ao desembarcarmos fomos abordados por diversas pessoas oferecendo taxis ao centro e nos sentimos bem desconfortáveis com a insistência da abordagem . Ao conseguirmos nos desvencilhar dos insistentes locais pegamos um taxista que não falava inglês e que entendeu somente que queríamos ir ao centro, que naquela altura do campeonato já era grande coisa. Chegamos ao centro e não tínhamos a mínima noção de onde ficava o nosso hotel e para ajudar nosso gps instalado no celular parou de funcionar. Estava escurecendo e o lugar parecia cada vez mais sinistro e eu estava praticamente em pânico! O Dani tentava me passar tranqüilidade, mas diante daquela situação nada funcionava. Até que encontramos um rapaz, dono de uma loja de ouro, que foi muito prestativo e nos ajudou a encontrar nosso hotel, ufa!
Passado o susto, no dia seguinte resolvemos sair e dar uma chance ao local, mas constatamos que realmente não havia muito que ver por aqui e já programamos nossa ida a Petra, a estrela da Jordânia.
Old King's Highway
A viagem até Petra dura 4 h e pode ser feita de ônibus expresso que sai da estação rodoviária ( custo 8,50 JD ). No nosso caso optamos por chegar até lá fazendo um tour de um 1 dia passando por vários lugares e que nos deixou em Petra ao final do dia. De quebra ainda dividimos o Taxi com um Australiano que nos deu ótimas dicas do Nepal.
Madaba - Jordania
Mosaico igreja Saint Gerorge's - Madaba

O motorista seguiu pela Old King's Highway ( uma das rodovias mais antigas do mundo utilizada até os dias atuais ) com cenários dignos de várias fotos ao longo do caminho. Passamos por algumas cidades entra elas Madaba e pudemos conhecer a igreja Saint George's que abriga o mapa da Palestina e da terra santa em mosaico datado do ano 560 d.C. Ainda em Madaba visitamos um curioso museu com objetos de várias épocas históricas, com direito a uma guia mulçumana tradicional com aquela vestimenta preta dos pés a cabeça onde somente os olhos ficam de fora, foi muito legal poder conversar com ela e saber um pouco de sua historia e como pensam, já que sua cultura é muito diferente do que estamos acostumados. Nosso motorista nos disse que ela era uma mulher de sorte já que seu marido a permitia trabalhar. Questionada se podíamos tirar uma foto ela disse: " ...meu marido me mata!".
Castelo de Karak Jordania
Castelo Karak
Catelo Karak
Na cidade de Karak visitamos o Karak Castle, famoso cenário na batalha dos cruzados relatada no filme Kingdom of Heaven de 2005.
Chegamos em Petra a noite, já ansiosos para conhecer este patrimônio da Unesco desde 1985 e hoje considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Os historiadores afirmam que essa região foi ocupada desde 1200 a.C pelos Edomitas e foi posteriormente colonizada pelos Nabateus que se estabeleceram na região por volta de 312a.C. O local foi cenário do filme Indiana Jones e de algumas cenas da novela Viver a Vida. Muito do que se vê hoje foi o que sobrou dos terremotos que assolaram a região e desgaste natural, mas mesmo assim você pode imaginar o quão grandiosa esta cidade era. Se você sair da trilha mais comum entre os turistas, que são a visita ao tresure e ao monastério, poderá descobrir cenários deslumbrantes escondidos nas rochas. Durante a visita conhecemos um senhor australiano que nos deu algumas dicas de trilhas possíveis de fazer e pudemos aproveitar melhor nosso tempo. Se você estiver cansado pode ainda pegar um taxi local (mula, camelo ou até mesmo cavalo ) que te leva e te traz dos lugares mais desejados.
Petra
Formação rochosa Petra Jordania
Petra e suas cores
Nós deixamos dois dias inteiros para explorar o local, pois o parque é bem grande e andar por tudo num único dia é algo quase impossível. Nosso hotel nos levava até o parque e o staff nos deu um limite de preço de quanto valia o taxi de volta.  Ficava por nossa conta negociar com os taxistas os preços pela corrida de 2 km. Não pagamos mais de JD 2 nenhum dia.
Camelos Jordania
Serviço de taxi em Petra
Petra - High Place of Sacrifice
Fechamos um passeio ao deserto de Wadi Rum com direito a uma noite em um legitimo acampamento beduíno. Pesquisamos muito sobre onde fechar, pois tínhamos lido sobre pessoas que não se deram muito bem na escolha deste passeio. Acertamos tudo com o Hotel Cleopetra, que por coincidência era onde estávamos hospedados.
Deserto Wadi Rum
O mais perto que conhecíamos de um deserto eram as dunas do nordeste brasileiro e ficamos maravilhados com a paisagem. O grupo era composto por 8 pessoas dos quais um casal de espanhóis, uma casal de franceses, um holandês, uma americana e nós.
Jordania
O entrosamento do grupo fez com que o passeio fosse ainda melhor. Passamos o dia com nosso guia e motorista de um 4x4 percorrendo diversos caminhos com direito a dunas, caminhadas em desfiladeiros e diferentes formações rochosas com cores vibrantes. Ao final do dia fomos deixamos no acampamento que tinha banheiro e até chuveiro.
Deserto Wadi Rum
Não era um hotel... mas ficamos em uma tenda para casal. No acampamento conhecemos o Ali, um beduíno que vive sozinho no deserto e se dedica a receber turistas como nós todos os dias. Fomos recebidos com chá de boas vindas ( wisky como o Ali gosta de falar). Ele nos levou para ver o por do sol ao som de música árabe e fez com que todos dançassem, foi sem dúvida o por do sol mais diferente de nossas vidas. Voltamos ao acampamento e degustamos um maravilhoso jantar feito em um forno enterrado na areia, nota 10.
Por do Sol no deserto de Wadi Rum com direito a lua clarinha no céu
Dia seguinte hora da despedida. Estávamos tristes por ir embora mas felizes por ter tido a sorte de conhecer pessoas especiais neste local.
Ali o beduíno concierge do deserto: cozinheiro, cantor e fotógrafo
Hora de partir e logo cedo um taxi nos deixou em Aqaba, de onde atravessaríamos a fronteira rumo a Israel.