Pages

Labels

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Russia - Moscou e São Petersburgo


Red Square - Moscou Russia
Praça Vermelha - Moscou

Estamos super atrasados com os posts. Já passamos 30 dias na China desde a visita a Rússia, mas como o acesso a blogs é bloqueado na China Mainland, as postagens ficaram bagunçadas.Por sorte o blogspot permite postagens com data retroativa...
Nunca pensamos que iríamos chegar tão longe de casa. Os familiares e amigos não se cansam de nos perguntar se sentimos saudades das pessoas, da comida, da nossa casa enfim da vida que tínhamos antes de partir para esta aventura. É difícil responder esta pergunta, pois são tantas coisas novas todos os dias, tantas pessoas que conhecemos e nos despedimos ao mesmo tempo, tantos lugares lindos e outros às vezes, nem tão lindos, diferentes culturas e costumes, e uma vontade enorme de conhecer e aprender, que acaba por ocupar todo nosso tempo. É lógico que sentimos saudades e algumas vezes queríamos que as pessoas pudessem estar conosco aproveitando os momentos mais importantes, mas como isso não é possível usamos o skype para matar a saudade.
Russia
Teatro Bolshoi - Moscou
Você deve estar se perguntando o que isso tem haver com a Rússia? Na verdade, não tem haver com a Rússia, mas o quão longe podemos chegar nesta vida. Há um ano a Rússia nem estava nos nossos planos de viagem, e agora aqui estamos nós descobrindo este país cheio de histórias e que chegou a ser principal potência comunista do mundo, com todas as suas cores, seu clima rigoroso no inverno, suas longas distâncias, sua renomada música e ballet e com pessoas interessantes e cheias de historias para contar.
Desembarcamos em Moscou vindos de Amann e logo de cara adoramos a cidade, o metrô com decoração requintada leva a todos os pontos turísticos e é um espetáculo a parte.
Estacoes de metro decoradas Moscou Russia
O metro de Moscou e suas estaçoes decoradas

Russia
St Basil's Catedral - Moscou
Ficamos no hostel  DOM que fica na estação do metrô Kurskaya. Melhor Hostel que já ficamos até hoje, difícil de localizar em meio a tantos prédios, mas não pense que é velho não, por dentro tem tudo novinho e bem decorado a ponto de nos fazer sentir em casa por uns dias. Uma dica sobre o metrô que tanto preocupa os turistas, pois por aqui não tem nada escrito em inglês, é baixar um aplicativo para smartphone (metropolitan) que funciona off line e tem todas as linhas escritas em russo e inglês, uma espécie de google maps que lhe ajuda a traçar seu destino, foi nossa salvação.
Andar pelas ruas de Moscou e apreciar seus prédios foi uma experiência bastante agradável, principalmente porque nesta época de outubro a cidade ganha cores novas com a chegada do outono. Começamos nossa visita na Praça Vermelha para conhecer a famosa catedral de Saint Basil’s com todas suas formas que realmente impressionam, o GUM (antigo armazém para distribuição de alimentos da época soviética que foi convertido em shopping de luxo), o teatro Bolshoi e o Kremlin que é um espetáculo a parte com suas catedrais e seu museu Armory, muito caro é verdade, mas que vale a pena ser visitado.
Russia
Torres da Ressureição na Praça Vermelha - Moscou
Moscou Russia
Kremlin - Armory Chamber
Catedral da Anunciação
Annunciation Cathedral uma das 5 dentro do Kremlin
Também conhecemos o convento Novodevich que foi construído no sec. XVII e ficou famoso pelo prestígio teológico e por sua curiosa construção entre muros.
Durante nossa estadia em Moscou estava ocorrendo um festival de luzes e sons na praça vermelha. A noite acendiam-se as luzes em um espetáculo multimídia que iluminava o céu e todos os prédios ao redor da praça com uma multidão paralisada diante da apresentação.
Russia
Festival Internacional de luzes na Praça Vermelha em Moscou
Tentar falar inglês com o russo nos trouxe experiências engraçadas, quando fazíamos a famosa pergunta " Do you speak English? , a resposta poucas vezes era "yes". Logo ao chegarmos no aeroporto tivemos a sorte de perguntar para um cara que estava com o teor de álcool no sangue alterado, dai pode se imaginar as respostas #%?#. Algumas vezes o russo simplesmente ignorava a pergunta e outras vezes saia literalmente correndo e nos deixava falando sozinhos. Mas isto não foi regra pois no geral, o povo russo foi muito simpático e sempre tentou nos ajudar.
Russia
Convento Novodevichy - Moscou
Russia
Convento Novodevichy - Moscou
Durante esta viagem, conseguimos ver algumas trocas de guardas que certamente serão lembradas: seja pelo glamour dos ingleses, pelas roupas cheias de pompas dos gregos ou pela marchinha estranha dos russos em frente ao tumulo do soldado desconhecido no Kremlin.
Russia
Troca de Guardas - Kremlin
Visitar locais turísticos na Rússia sai caro, as atrações tem preços altos para os turistas, mas chegam a ser menos da metade para os locais. Uma dica é tirar a carteira de estudante internacional ( ISIC ), pois quase todos os lugares oferecem descontos para os portadores.
Não podemos nos esquecer de falar da Rua Arbat, famosa por suas lojas, cafés e restaurantes onde comemos na cadeia de restaurantes My-My, fácil de reconhecer, com sua enorme escultura de vaca na porta.
Nos despedimos de Moscou e rumamos a San Petesburg! Estávamos meio na dúvida em ir ou não de trem pois a viagem noturna duraria 9 horas em média mas decidimos arriscar e não nos arrependemos nem um pouco.  Os trens tem cama com lençóis, travesseiros e cobertores, tudo bem limpinho e para os famintos tem até restaurante.
Durante a viagem conhecemos um jovem casal de russos muito simpáticos que nos deram algumas dicas da cidade e nos fizeram provar um tipo de destilado típico de Montenegro. Na manhã seguinte, mesmo cansados da viagem e com o frio e garoa, decidimos fazer um walking tour e conhecer os pontos mais importantes da cidade, vimos muitos prédios e histórias da época soviética contados por um local que pode viver todas as mudanças desde a queda do regime.
Russia
Os canais de Sao Petersburgo
Sao Petersburgo Russia
Museu Hermitage - Sao Petersburgo
Sao Petersburgo Russia
Um dos prédios anexos do Hermitage
Além de um monte de história, passamos pela Fortaleza Peter&Paul, pela Universidade de St Petersburgo, Castelo dos Engenheiros, Museu da Rússia e vários outros pontos turísticos, sempre cortando caminho pelos pátios e ruelas entre os prédios. Aliás, andar entre os blocos comunitários é comum entre os locais. Os turistas não fazem muito, ou por desconhecer, ou devido a estranha sensação de estar invadindo propriedade alheia.
Sao Petersburgo Russia
Catedral Spilt Blood e seus impressionants mosaicos
Visitamos um dos ícones da cidade a catedral Spilt blood. O local ainda tem pontos sendo restaurados do pós-guerra, já que foi bombardeado e até utilizado como necrotério por um período, mas impressiona pela riqueza de detalhes e dos mosaicos em todo o interior.
No dia seguinte tínhamos programado visitar o Hermitage, mas por sorte conhecemos a Tatiana e o Sebastién ,ela russa e ele francês, que nos convidaram para conhecer o Palácio de Peterhof que fica a 30 km de St Petersburgo.
Sao Petersburgo Russia
Peterhof e sua fonte mais famosa que termina no mar
Arco Iris
Outro angulo da Fonte em Peterhof
Estava em nossos planos visitar este local que é conhecido como o Palácio de verão de Peter o grande e aqui pudemos andar por todos os jardins e visitar as quase 120 fontes na companhia de um morador local. Se você já conheceu o Palácio de Versalhes na França pode imaginar o quanto o lugar é lindo, conhecido por aqui como a Versalhes russa foi construído as margens do golfo da Finlândia no mar báltico entre os anos de 1714 e 1725.
Peterhof
Russia
Visão Mar Baltico - Peterhof

Não podíamos vir a Rússia e não assistir a um espetáculo de ballet então passamos no quiosque de tickets perto do metro Nevskiy e garantimos lugares no Teatro Hermitage para assistir  "Sleeping beauty" (A bela adormecida) de Tchaikovsky. 
Sao Petersburgo - Russia
Ballet - Sleep Beauty no Hermitage

Sem palavras, a orquestra e o ballet um verdadeiro espetáculo, quer dizer, para quem gosta de ballet como eu, pois o Dani ficou um pouco entediado.
A entrada do teatro é meio difícil de localizar em meio ao gigantesco palácio de inverno com seus prédios anexos e não tem nenhuma indicação do espetáculo na porta. Ficamos rodando um pouco sem muita informação, mas no final achamos e conseguimos chegar a tempo.
Sao Petersburgo Russia
Ballet - Sleep Beauty no Hermitage

O frio apertou por aqui, mas mesmo assim não deixamos de explorar esta charmosa cidade e provar suas delícias tradicionais. Andando pelas ruas visitamos a padaria mais antiga que sobrou da época soviética e uma casa de chá tradicional que vendia "Puska". Ok, não sei como escreve a palavra, mas é quase isto. Um lugar onde você entra aponta para umas rosquinhas com açúcar que tem massa de bolinho de chuva, senta com um local para tomar o chá e sai de lá sem entender uma palavra do que todos tentaram conversar contigo, uma imersão cultural, rsss.

O tempo passa rápido por aqui e já temos que fazer as malas novamente pois a China nos espera!

Moscou Russia
The Tsar-Cannon no Kremlin

2 comentários:

  1. Lindo demais amigos!!! Adorei ler e ver as fotos...deixou meu dia mais feliz...Beijos com saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi, a Russia deixou uma boa impressão. As ruas e prédios são muito bem conservados e Sao Petersburgo merece uma visita mais demorada. Um grande beijo

      Excluir