Pages

Labels

domingo, 16 de dezembro de 2012

Vietnã - Ho Chi Min, Hoi an, Hanoi e Halong Bay

Delta Mekong - Vietna
Templo Budista Chua Ving Trang
Quando começamos a planejar esta viagem nunca pensamos em chegar na "Cochinchina", eis que o inesperado aconteceu e acabamos de chegar! Quando criança ouvíamos muito as pessoas usarem o termo Cochinchina para referenciar lugares distantes e difíceis de alcançar. Pois bem, descobrimos que este lugar existe e fica aqui no Vietnã.
Descobrimos também que foram os portugueses que aqui desembarcaram e deram este nome a região que posteriormente foi chamada de Saigon e hoje é conhecida como Ho Chi Min, uma região muito fértil localizada no delta do Rio Mekong.
Viemos do Camboja e a viagem levou aproximadamente 7 horas incluindo a travessia da fronteira até nosso hostel na Backpacker area.
Vietna
Museu da guerra - Ho Chi Min
Vietna
Museu da Guerra - Ho Chi Min
Vietna
Museu da Guerra - Ho Chi Min
Ho Chi Min não tem muita coisa para ser vista além do  museu da guerra do Vietnã onde pudemos ver e entender um pouco mais sobre o conflito que durou de 1955 a 1975. A diferença está na versão, pois mostra os detalhes da guerra contados pelos vietnamitas, que é bem diferente do que vimos na escola... São fotos de época, relatos sobre os impactos do agente laranja, exposição de tanques, caças, helicópteros e artilharia que foram usados na guerra.
Vietna
O transporte coletivo do Vietnã
Andar pelas ruas sempre exigiu muito cuidado, sobretudo quando tentávamos atravessar, pois  nunca tínhamos certeza se íamos sair ilesos entre as milhares de motos que vinham de todos os lados, insano. Não só aqui, mas em todos os países da Ásia que visitamos, o volume de motos sempre foi muito maior que o de carros e elas circulavam carregadas com toda a família, chegando até 5 pessoas por scooter.
Da capital, fizemos um day trip para o delta do Mekong, onde passeamos de barco entre a vegetação nativa e nos sentimos nos cenários dos filmes "Combate no Vietnã " e "Rambo". Aproveitamos para almoçar num vilarejo simples com música típica e de lá visitamos a pagoda Chua Ving Trang onde conhecemos o Buda mais feliz de toda a Ásia.
Vietna
Delta do Rio Mekong


Vietna
Delta do Rio Mekong
Vietna
Delta do Rio Mekong
Delta do Mekong - Vietna
Fala que este Buda não é contente... Pagoda Chua Ming Trang - Delta do Mekong
 O Vietnã está entre os maiores exportadores de arroz e não é para menos que em todos os lugares é possível avistar os imensos arrozais.
De Ho Chi Min a Hoi an embarcamos em mais uma aérea low cost até o aeroporto de Danang que fica em uma cidade vizinha a 35 km de distancia.
O famoso aqui são as costureiras que estão espalhadas em todos os lugares e prontas para fazer o modelo de roupa que você escolher em poucas horas, acabei fazendo uma blusa e amei o resultado enquanto o Dani trabalhava carregando frutas por diversão... Se quiser você pode relaxar com uma boa massagem em um dos vários Spas locais.
Alugar bicicletas para explorar a cidade é uma boa opção e que a maioria dos turistas acaba fazendo, inclusive para ir à praia, que nem é tão famosa quanto as costureiras, mas que vale um dia inteiro de passeio.
Vietna
Hoi An
Vietna
Praia em Hoi an
Hoi an Vietna
Japanese Bridge - Hoi an
Durante o dia a cidade é tranqüila com pouco movimento ficando fácil visitar os templos e a "Japanese Bridge". Quando visitado a noite definitivamente parece outro lugar,  cheio de turistas que compram velas com significado de "boa sorte " para lançar no rio todo iluminado. Acompanhando o "clima" os restaurantes lotados oferecem jantares a " luz de vela".
Da antiga Hoi an tomamos um vôo para a capital Hanoi, uma pequena cidade com quase 7 milhões de habitantes e mais de 3 milhões de motos circulando pelas ruas.

Vietna
Hanoi

 Ficamos bem no centro do agito num local conhecido como "Old quarter", por aqui quase não existem calçadas para pedestres e os semáforos também são desconhecidos dos locais, a regra de transito é a seguinte:"preferencia primeiro para as motos e depois para as motos". Por isso,  sair para uma caminhada e visitar umas lojinhas pode ser uma tarefa bem estressante.

Vietna
Halong Bay
Vietna
Halong Bay
Vietna
Halong Bay
Não podíamos vir até aqui e não conhecer Ha Long Bay, uma cidade na costa do Vietnã e que fica há 3 horas de ônibus da capital, decretada patrimônio cultural da Unesco, sua formação rochosa sobre o mar serviu como proteção contra invasores que vinham da Mongolia e da China pelo mar. Seu nome, que significa " dragão descendo", foi dado pelos nativos, pois eles acreditavam que os Deuses haviam enviado dragões, que por sua vez jogaram esmeraldas no mar, as quais são as responsáveis pelas formações rochosas que se espalham por toda a baia. Fizemos um day trip bem cansativo, mas para quem tem mais tempo, dormir uma noite no barco e amanhecer com um visual incrível é uma boa opção.

Vietna
Sung Sot Cave - Halong Bay
Vietna
Sung Sot Cave - Halong Ba
 No passeio ainda há a visita a caverna Sung Sot que é toda iluminada com luzes coloridas que destacam ainda mais as belas formações. E pensar que o local foi descoberto em 1995 por um pescador que procurava abrigo durante uma tempestade.Vale a pena!
Mais uma vez fechamos as malas, desta vez para voltar para a parte sul da Tailândia.

5 comentários:

  1. Oi Déia e Dani, adorei tudo. voces estão lindos.
    entrem em contato, estou com saudades

    bjs
    tita

    ResponderExcluir
  2. olha e muito bonito os lugares ,as fotos paisagens ,nao teve medo d cobra .o mae falou que vc imagreceu um pouco so .bjs Bia saudades

    ResponderExcluir
  3. Fotos Lindas!!!!
    Por elas esotu vendo que estão aproveitando muito mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei as dicas, vc pode me dizer qual a companhia aerea que vc foi para Danang, para conseguir chegar até Hoi an!

    ResponderExcluir
  5. Oi Graziely, obrigado pelo comentário. Usamos a Jetstar para fazer este trecho. Boa viagem!

    ResponderExcluir