Pages

Labels

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Camboja - Angkor, Siem Reap e Phnom Pehn



Cambodia Camboja
Angkor templo Prasat Prae Roup

Chegamos à Bangkok vindo do Nepal, mas decidimos mudar um pouco os planos já que a previsão do tempo sinalizava muita chuva pela região. Voltaremos a Tailândia mais tarde para explorar as praias do sul.
Rumamos ao Camboja e fechamos a viagem até Siem Riep por intermédio de nosso hotel, o que incluía transporte de minivan  até a fronteira (duração de 5 a 6 horas) e o taxi depois da fronteira (duração de 2 horas) até Siem Riep. Os tramites para o visto de entrada seriam por nossa conta e poderíamos tirá-lo na fronteira do país. 
Tínhamos lido comentários sobre agencias que tentam interceptar os turistas antes da chegada na fronteira e que cobram o dobro do preço por um serviço que se pode fazer sozinho, então já fomos prepados.


Pegamos a tal minivan que deveria nos levar direto para a fronteira, mas chegando nas proximidades o motorista parou o veículo e pediu para que todos saíssemos. Dali fomos conduzidos a um escritório onde dois individuos pouco amistosos tentaram nos vender o visto pelo dobro do preço. Como não aceitamos, tivemos que esperar mais 30 minutos até que outro veiculo nos levou ao local correto que ficava a 15 minutos dali.
É muito fácil tirar o visto sozinho na entrada do país, não é necessário nenhum intermediador e custa U$ 20 + alguma taxinha que o guarda da fronteira cria na hora para extorquir os turistas...
Enfim, após uma longa viagem chegamos ao Camboja, um dos países mais pobres da Ásia.  O lugar é coberto por florestas, plantações de arroz, lindas paisagens ao longo do delta do rio Mekong e  um povo simpático e acolhedor.  Sua história é muito triste e traumática, principalmente após o período que esteve sobre o domínio do Khmer Vermelho na década de 70. Sua política de engenharia social levou a um genocídio em massa com execuções brutais, trabalho forçado, tortura e fome, deixando marcas profundas em toda a população.

Templo Camboja Cambodia
Templo Angkor Wat
Templo Camboja Cambodia
Templo Angkor Wat
Tuk tuk, nosso meio de transporte pelo Camboja
Siem Riep é a base para conhecer os famosos templos de Angkor, um patrimônio cultural da Unesco que é comparado a Petra (Jordania) e Machu Picchu (Peru). O local ficou famoso após a gravação do filme Tomb Rider (com Angelina Jolie) que usou os templos como parte do cenário. Para quem nunca ouviu falar de Angkor, não imagina o quanto esta floresta de pedras (datada de +/- 800 d.C ) impressiona seus visitantes pelo tamanho e quantidade de templos, esculturas que retratam deuses, cenas de batalhas, dançarinas e outras imagens. Com um histórico de invasões e destruições a cidade foi bastante prejudicada e, depois de muitos anos a floresta está retomando o local destruindo partes dos templos e criando cenários impressionantes.
Cambodia Camboja
Templo Prasat Bayon - Angkor
Camboja
Templo Baphuon Angkor
Camboja
Leper King Terrace - Angkor
Tínhamos pensado em explorar as redondezas de bicicleta, mas mudamos os planos e contratamos um Tuk-Tuk  já que tudo aqui era muito grande e a temperatura chegava fácil aos 40°C.
Se você não tiver tempo, mas tiver muita disposição, é possível conhecer os principais templos em um único dia, mas corre o risco de perder detalhes interessantes.
Optamos por conhecer o local em dois dias e para isto separamos o roteiro entre os circuitos curto e longo. O primeiro é bem cheio de visitantes e conta com os templos mais famosos como Angkor Wat e Angkor Thom. Já o segundo circuito não tem tantos turistas e permite uma visita mais tranquila pelo local. Lembre-se que no Camboja os templos são sagrados e uma vestimenta adequada é essencial para entrar em alguns lugares.
Cambodia
Templo Thommanon - Angkor
Camboja
Templo Ta Prohm - Angkor
Templo Ta Prohm - Angkor
Até chegarmos ao Camboja estávamos acostumados a ver macacos somente no zoológico, mas por aqui é diferente, eles estão em todos lugares, seja dentro de Angkor ou andando pelo centro da cidade subindo e descendo dos telhados nas casas.
O país tem um clima quente e úmido e uma simples caminhada  faz parecer que voce correu uma maratona, ja a compensação fica por conta da comida que é deliciosa e bem barata.
Camboja
Templo Neak Pean - Angkor

Camboja
Templo Prasat Ta Son - Angkor

Ficamos hospedados bem no centro, onde existem restaurantes e bares, tudo lotado de turistas. O interessante é que apesar da moeda local ser o Riel todos os preços estão em dólar, seja nos hotéis, entradas do parque e supermercados o que faz com que todos prefiram usar a moeda do tio Sam.
Os mosquitos não dão trégua por aqui e tivemos que usar o perfume de Autan com DEET todos os dias  já que o Camboja e os vizinhos Vietna e Tailândia estão no foco da malária.
De Angkor embarcamos para Phnom Penh em uma minivan,  e achávamos ser esta a opção mais confortável e rápida. Ilusão a nossa... Levamos o mesmo tempo que um ônibus, o calor estava infernal pois o AC não funcionava bem e as estradas quebradas faziam o pão Pullman com rodas pular como pipoca durante 6 horas até a capital.
Camboja
Tuol Sleng Genocide Museum (S-21) - Phnom Pehn
Camboja
Tuol Sleng Genocide Museum (S-21) - Phnom Pehn
Camboja
Killer Fields - Phnom Phen
Em Phnom Penh a hospedagem é barata e o melhor local para ficar é próximo a avenida Sisowath Quay (ao lado do rio Mekong ), que concentra a zona turística da cidade.
Fomos ao Tuol Sleng Genocide Museum ( conhecido como S-21 ). O local era uma escola que foi apropriada para ser o quartel general do Khmer vermelho durante a dominação e de lá tomamos um Tuk Tuk até o Killer fields ( Centro de genocídio ). Este campo de concentração foi usado pelo Khmer para aprisionar e assassinar cambojanos de forma brutal durante o regime.  Existem muitos outros campos mais afastados da capital, porém a visita a maioria deles não é permitida devido ao risco das minas terrestres que ainda existem em solo cambojano.
Camboja
Palacio Real - Phnom Pehn
Camboja
Wat Botton Children Park - Phnom Pehn
De Phnom Pehn cruzamos a fronteira do Vietnã entre Bavet  e Moc Bai. É bem fácil comprar passagens de ônibus em uma das inúmeras agencias espalhadas pela cidade. O onibus fez algumas paradas para verificação de documentos na fronteira do Vietna e apos 6 horas de viagem já estávamos em Ho Chi Min. 
Good Morning Vietnã!

2 comentários:

  1. tudo muito lindo..aproveito para desejar-lhes Feliz Natal, aproveitem tudo que afinal já está quase terminando...saúde.

    bjs
    titia

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréia e Daniel,
    Lendo este post fiquei com dúvida para saber o que é o perfume de Autan com DEET.
    Estou levando do Brasil o repelente exposis para tentar evitar os mosquitos da Malária... o que vocês indicam?
    Beijos

    ResponderExcluir