Pages

Labels

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nepal - Kathmandu, Chitwan National Park e Pokhara



Nepal
Chitwan National Park
Quando pensávamos no Nepal a única coisa que nos vinha à cabeça era o Everest. Sabe aqueles casos onde a embalagem faz mais sucesso que o presente? Pois acho que o Nepal e suas montanhas ilustram bem isto.
Chegamos a Kathmandu 22:30 hrs e demoramos mais de 1 hora na fila para conseguir o visto de entrada. Como era nossa primeira visita a cidade, escolhemos o hotel/guest house Nepalaya que oferecia serviço de traslado gratuito desde o aeroporto, afinal é bom lembrar que as ruas em Kathmandu não são sinalizadas e as constantes quedas de energia dificultam a vida dos viajantes.
No dia seguinte fomos procurar uma agência para tirar dúvidas sobre nosso roteiro e seguimos as dicas do blog into-thin-air (clique no nome para acessar o blog) onde conhecemos o Nirmal Nakarmi  dono da Himalayan Magic Adventures. A consulta acabou virando um pacotão e fechamos a visita ao Chitwan National Park e um trekking de 5 dias no Annapurna Circuit.
Kathmandu
Thamel bairro das lojas e agencias em Kathmandu
Aqui fica uma dica: consulte os preços antes de fechar. Posso garantir que contratar uma empresa local sai pelo menos 50% mais barato que o mesmo itinerário contratado em seu país de origem.
Ali mesmo no bairro de Thamel compramos algumas coisas que faltavam e vimos o quanto cópias de marcas famosas fazem sucesso por aqui.  Os materiais são de boa qualidade mas o acabamento nem sempre é dos melhores. Se precisar de fleeces, down jackets ou sleeping bags pode comprar aqui sem medo, já as botas é bom trazer de casa bem amaciadas...
No Nepal tivemos que revisar nossos conceitos sobre tempo e distancia em uma viagem. De Kathmandu até Chitwan National Park foram 6 horas serpenteando em estradas com pavimento ruim e penhascos que quase não permitiam dois veículos ao mesmo tempo na estrada, e tudo isto para cobrir apenas 169 km.
Em Chitwan a maioria dos hotéis/resort oferecem programas semelhantes incluídos na diária e o primeiro deles consistia em um passeio tranquilo até a vila Tharu. Foi aqui que encontramos nosso primeiro rinoceronte passeando pela trilha a menos de 20 metros de distância. Apesar da aparência calma, estes animais podem ser bem perigosos e logo vimos um guia subindo em uma arvore para sair do caminho do bichano.
Nepal
Rinoceronte no Chitwan National Park
Nepal
Se o bicho vem na sua direção é melhor subir logo em uma árvore como o guia ai na foto
No dia seguinte acordamos bem cedo para um passeio de canoa pelo rio onde o barquinho de madeira e sem motor navegou em silêncio por uma hora enquanto avistávamos crocodilos e pássaros nativos. Tudo isto em meio a uma névoa causada pelo clima frio, parecendo um cenário do filme sexta-feira XIII.
Nepal
Passeio de Canoa no Chitwan National Park
Nepal
Os moradores de Chitwan tomando sol pela manhã
Nepal
Teias de aranha Chitwan National Park
Desembarcamos das canoas e começamos a caminhar pelo parque nacional avistando muitos grupos de veados, aranhas e árvores nativas.  No final da caminhada chegamos ao centro de reprodução dos elefantes onde pudemos ver a interação entre mães e filhotes de várias idades.
Breeding center Nepal
Momento família no centro de reprodução do Chitwan National Park
Nepal Elephant Bath
Banho dos Elefantes em Chitwan
Antes do almoço, voltamos as margens do rio, desta vez para participar do banho dos mamíferos de 5 toneladas.  Muitos criadores trazem os animais para esta área e permitem que você suba nas costas do bichano e literalmente tome banho com eles. Quando você menos espera o "Dumbo" enche a tromba de água e te dá uma ducha  fria na cara para lavar até a alma.
Depois do almoço saímos para a última atividade do dia, safári nas costas de um elefante. Quando chegamos pensei que ia ser uma roubada, pois o lugar de embarque parecia um campo de futebol descampado com armações de madeira que lembravam os "fingers" de aeroporto.  Cada elefante carregou 4 pessoas em uma armação de madeira nas costas e durante mais de uma hora passeou pelo meio do mato, atravessou rios e  passou por trechos apertados em meio a lama. É impressionante como um animal deste porte consegue fazer movimentos precisos e delicados  com 4 gorditos como nós montados nas costas.
Se tivéssemos mais um dia, valeria o passeio pelo interior do parque para tentar ver tigres ou outros rinocerontes, mas como iríamos para Pokhara no dia seguinte, sobrou a opção de birds  watching às 6:00 da manhã antes de embarcarmos em mais uma jornada tumultuada de 6 horas (160km) em um ônibus com decoração indiana.
Chitwan national Park Nepal
Hora de embarcar no safari, escolha seu transporte e segure forte
Nepal
A versatilidade destes incríveis animais no safari pelo Chitwan National Park
Desculpem amigos executivos, mas aqui comprovamos a teoria de que se há muitos caciques e poucos índios a coisa não funciona. Fazia 40 graus pela tarde e dois homens de blazer de lã e cachecol organizavam os assentos e a disposição das malas que eram amarradas no teto no ônibus. Após muito senta e levanta de passageiros para acertar os assentos, partimos sentido Pokhara, mas a cada 30 minutos o ônibus parava para que o executivo sênior pudesse descer e colocar uma pedra travando a roda do busão enquanto checava sabe lá o que ao redor de nossa sauna ambulante...
Touristic Bus
Onibus de viagem no Nepal, uma sauna ambulante
Mas toda viagem tem sua compensação e a vista do rio entre penhascos e campos de arroz valeram o esforço.
Pokhara é uma cidade voltada para o turismo de aventura e em cada esquina há um restaurante, agencia ou loja de equipamentos. Daqui saem os trekkings pelo vale do Annapurna, rafting, passeios de barco pelo lago e vôos de paraglider pela montanha.
Nepal
Machapuchare a montanha sagrada vista de Pokhara
Nepal
World Peace Pagoda em Pokhara
As montanhas e borboletas que nos acompanharam por toda a viagem no Nepal
Durante o dia visitamos a World Peace Pagoda, uma caverna que acaba na cachoeira Devi's Falls, o centro de refugiados Tibetanos e o museu da montanha que possui uma boa documentação sobre os 14 picos mais altos do mundo com detalhes sobre as equipes que escalaram estes gigantes gelados.
Pokhara Nepal
Museu da Montanha e Maurice Herzog, primeira equipe a escalar o Annapurna
 De qualquer ponto da cidade era possível avistar o topo do Machapuchare, montanha sagrada para os  Nepaleses, e que nos fazia lembrar que no dia seguinte estaríamos começando nossa caminhada até Poon Hill a 3193 metros de altitude. Para não ficar maçante, vamos separar os detalhes do trekking no post "Nepal - Trekking Annapurna Circuit" ( clique no link para ver o post) e daqui já contaremos a volta de Pokhara para Kathmandu, desta vez em um vôo de 30 minutos pela Budha Air.
Nepal
Ruas cheias, muita cor e barulho no festival Tihar em Kathmandu
Kathmandu Nepal
Durbar Square Kathmandu
Kathmandu Nepal
Ate as vacas ganharm adornos no festival Tihar
 Chegamos em Kathmandu no dia 15 de Novembro, auge do festival Tihar. As ruas estavam tomadas de pessoas tocando tambores, mandalas feitas de areia colorida e muita buzina.
Como tínhamos o dia livre aproveitamos para conhecer a Durbar square, antigo local de coroação do Rei e que ainda conta com um complexo de templos, hoje tomados por ambulantes, pombos e vacas sagradas...
Antes de encerrar a visita ao Nepal, ainda encontramos um restaurante local com ótima comida Tibetana o que compensou o monte de Dal Bhat (arroz com lentilha) dos dias de trekking.

Agora rumamos para Tailândia e esperamos que o tempo ajude pois a previsão de chuva ainda está rondando por lá...

3 comentários:

  1. Olá Andréia e Daniel,

    Nossa !!!! Acabei de ler o livro do Rodrigo Raineri e agora vejo as fotos de vocês no Nepal... incrível !!! Que bom que estamos podendo compartilhar essa aventura com vocês !! Espero que estejam bem e que cada dia seja mais rico ainda !! Beijo grande a vocês !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, a visão das montanhas é incrivel mesmo. Ainda não lemos o livro do Ranieri mas tivemos a sorte de conhecer um sherpa que já esteve no topo do Everest 7 vezes dá para acreditar!
      Obrigado pela mensagem, um grande abraço
      Daniel e Deia

      Excluir
  2. A Visão das Montanhas muito lindo eu estou Encantada com essas maravilhas eu e a SONIA eTAKE iremos para ai ver essse Animais muito lindo muito cuidado com a BOCA deles......

    ResponderExcluir