Pages

Labels

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

China parte IV - Beijing



Beijing China
CCTV Building em Beijing nos lembrou um episódio do desenho "Os Jetsons"
Chegamos a Beijing pela estação central de trem que tem conexão com as linhas de metro e eu "desavisado" já comprei uma meia dúzia de passes de metro para poupar tempo nas filas.
Bom, aqui as coisas não funcionam assim, pois o bilhete de metro só funciona na estação em que você compra e é valido por 24 horas. Ou seja, se você comprar um monte de bilhetes vai perder dinheiro na certa...


Beijing China
Imperial Vault of Heaven
Ficamos no hostel Happy Dragon que fica próximo a estação Dongsi do metro e como tínhamos visto o endereço no Google maps achamos que seria fácil chegar andando ao lugar.
Bom, primeira lição do dia, o Google maps não funciona bem na China devido aos bloqueios do governo, o que nos deixou em meio a vielas apertadas as 4:30 da madrugada, uma delícia!!!!
Vagamos meio perdidos em meio a casas construídas em pátios que depois soubemos ser uma das atrações de Beijing, os Hutongs, e só conseguimos o endereço certo depois que a atendente de um hotel nas proximidades ligou para o hostel e escreveu tudo em mandarim em um pedaço de papel.
A China é um lugar seguro e caminhar pelas ruas a noite não traz a sensação de desconforto que temos em São Paulo, mesmo quando você esta perdido pelas ruas desertas.

Já no checkin do hostel descobrimos que teríamos uma festa pela noite para comemorar o 4º aniversario do local com direito a free food, então aproveitamos a manhã para conhecer o Temple of Heaven que ficava a algumas estações de metro de distância.
Beijing China
Summer Palace, muita gente aproveita o dia e divide espaço com um monte de turistas
A atração fica no meio de um grande parque e tem várias construções que foram utilizadas como local de prece e sacrifícios pelas dinastias Ming e Qing. Vale visitar o The Hall of Prayer for Good Harvests, The Imperial Vault of Heaven e o Circular Mound Altar.
Para circular em Beijing sempre usamos o metro que é bem sinalizado e fácil, mas é claro que você deve lembrar que está na maior cidade do mundo e que vai ter que conseguir um espaço entre os quase 22 milhões de habitantes.
Beijing China
Praça Tianamen
E foi no meio da multidão que desembarcamos na praça Tianamen, que ficou famosa em 1989 quando um jovem desconhecido parou uma fileira de tanques em meio a um protesto popular. Em frente a praça fica uma das atrações mais conhecidas da capital a Cidade Proibida.
Beijing China
Cidade Proibida
Beijing China
Cidade Proibida
O lugar é realmente impressionante pelo tamanho e história das dinastias chinesas que viveram aqui, além do  número enorme de visitantes que passam pelos portões todos os dias.
É facil passar umas 4 horas na Cidade Proibida e ainda finalizar o passeio no parque Jingshan que fica logo atrás da saída sul para ter uma vista aérea do complexo. Pena que o tempo estava nublado e as fotos não conseguiram mostrar o que vimos por aqui.
Beijing China
Panda Gigante
China
Zoológico Beijing
Dia seguinte, mais um passeio entre a multidão de Beijing, desta vez para ver os pandas gigantes no zoológico da cidade. A Déia não abria mão do lugar e valeu a visita, apesar de alguns animais estarem em jaulas bem apertadas e pouco ventiladas.
China
Birdes Nest - Parque Olimpico
China
Parque Aquático - Complexo Olímpico
China
Tudo muda a noite, parece que os jogos vão começar em alguns minutos
Como ainda tínhamos a tarde livre fomos visitar o complexo Olímpico que realmente impressionou pelo tamanho e pela infra com o Birdes nest e o complexo aquático atraindo toda a atenção. Ficamos até o anoitecer para ver o lugar iluminado e tudo mudou de cara com as luzes acesas, parecia que os jogos iam começar em alguns instantes!
China
Grande Muralha da China em Mutyong
Há um ditado na China que diz você nunca será um herói se não escalar a grande muralha da China e resolvemos entrar na onda fechando um dia para visitar o trecho do muro que fica em Mutyong. O lugar fica a 90Km de Beijing e conta com 3km de muro restaurados para visitação. Nos extremos é possível ver os tijolos antigos com mais de 700 anos em meio a vegetação rasteira e trechos do muro em ruínas.
China
São 3 Km de muitas escadas e voltas pelo muro
A muralha tem muita história e já foi reconstruída muitas vezes empregando mais de 2 milhões de chineses quando os trechos foram unidos  a mais de 2000 anos atrás. Todo este trabalho acabou matando quase 1 milhão de construtores durante toda a existência do muro.
China
E nos extremos a parte não restaurada com tijolos que datam de 700 anos atrás
O acesso a muralha em Mutyong é feito por uma trilha (30-40 minutos morro acima) ou por um cable car que nos levou ao início da muralha em 5 minutos. Na descida o cable car também esta lá, mas a melhor opção é descer de tobogã.
Beijing China
Summer Palace
Beijing China
Summer Palace
Dia seguinte, recuperados das andanças pela muralha, saímos para visitar o Summer Palace que lembra a cidade proibida mas com uma decoração mais leve e ótima vista para o lago. Na volta aproveitamos para passar no Lama Temple onde é possível ver monges tibetanos e muito incenso para todo lado.
Lama Temple
Os dias passaram rápido na Mainland e só tínhamos mais uma noite em Beijing, então resolvemos passear pela rua Wangfujing Dajie. O acesso é feito por uma avenida larga com lojas de grife e luzes que lembram Hong Kong, mas a semelhança termina ai. Ao dobrar a esquina na feira livre nos deparamos com os exóticos snacks chineses que fazem sucesso nos programas de viagem.
Beijing China
Snacks na Wangfujing Dajie
Os espetinhos de cachorro, cavalo marinho, cigarra, estrela do mar e escorpião, muitos deles ainda vivos espetados no palito, chamaram atenção de todo mundo. E não era só de turistas ocidentais. Muitos chineses vem aqui para matar a curiosidade, afinal não é sempre que se come iguarias como estas...
A China e seu povo cativante
A China foi um país que nos cativou, tanto pelas belezas naturais, milênios de história e pelo povo que se revelou carismático e acolhedor.Embarcamos num vôo noturno para o Nepal  já sentido uma estranha sensação de saudades deste gigante asiático.
Próxima parada Kathmandu!

3 comentários:

  1. Oi Deia, oi Daniel, estou adorando as fotos !

    E ae, já dá pra dizer qual o lugar mais encantador ?

    Bjus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais. É engraçado como não conseguimos achar uma resposta curta para esta pergunta.
      Poderíamos conversar por horas sobre os locais e pessoas que conhecemos, tudo depende do que mais te atrai em uma viagem. Do deserto na Jordania aos animais no Nepal este mundão é lindo menina!

      Excluir
  2. Oi Déia e Dani, realmente deve ser dificil escolher qual o mais bonito, tudo é encantador.

    bjs
    titia

    ResponderExcluir