Pages

Labels

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Itália Parte I – Milão, Veneza, Pisa e Cinque Terre


Veneza
Uma “Bagunça Organizada!” Esta foi a primeira frase que me veio a cabeça quando estive em Roma pela primeira vez e, coincidência ou não, voltamos a pensar nisto em nossa viagem pela Itália.
Algumas cidades como Veneza, Firenze e Roma mereciam um post só para elas, mas vamos separar nossos 20 e tantos dias pela terra da bota em 4 posts para facilitar a vida de quem lê.

Aproveitando um vôo low cost começamos a viagem por Milão vindos de Praga. Milão é a porta de entrada de muitos vôos internacionais e não tem muitas atrações além da igreja Duomo, Galeria Vittorio Emanuele II e  das ruazinhas em volta com todas as grifes de luxo que você possa imaginar.
Duomo Milão

Aqui fica evidente a qualidade do corte do vestuário italiano e do preço alto das etiquetas em cada loja. Como nossa viagem não era de compras já partimos para Veneza logo cedo no dia seguinte.
Em Veneza o terminal de vaporettos ( ônibus aquáticos ) fica logo a saída da estação de trem e conectam  os principais pontos da cidade pelo do grande canal.
Ponte Rialto - Veneza

Você deve estar pensando, mas como faço se não falo italiano? Não se preocupe pois neste lugar 90% também não fala e tudo é voltado para atender os turistas do mundo todo.
Veneza

Por sorte conseguimos um hotel a 100 metros da Praça de San Marco e ao lado do ponto oficial de gondoleiros o que garantiu fácil acesso a tudo e a alguns concertos gratuitos de música italiana. Toda vez que alguém contratava um tour de gôndola com música, a voz do barítono irradiava pelos canais estreitos invadindo nosso quarto de hotel.
Piazza San Marco - Veneza

Foi daqui também que vimos uma turista americana aos berros com um gondoleiro que resolveu sobretaxar o passeio ao final...
Veneza é uma cidade diurna, mas fica a dica de reservar alguns minutos a mais em sua programação para perder-se pelas vielas estreitas, pois não importa o quanto você seja esperto com mapas, perder-se por aqui é item obrigatório.
Veneza

Não visitamos Murano, mesmo com carona gratuita do hotel, mas pudemos apreciar algumas obras feitas em vidro que garantem a fama do local. Outro souvenir famoso daqui são as máscaras de carnaval venezianas que garantem uma ótima decoração.
Saindo de Veneza partimos para Pisa bem cedinho o que garantiu mais uma boa vista de toda a cidade desde o grande canal e no trem conhecemos uma família de canadenses o que rendeu conversa por toda a viagem.
Ficamos em Pisa por dois dias, não somente para apreciar a torre torta mais famosa do planeta, mas porque nos serviu de base para conhecer Cinque Terre.
As terre Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore são vilarejos que fazem parte do parque nacional no noroeste Italiano e que podem ser conhecidos em um passeio de um dia.
Seguimos a dicas do Ricardo Freire (viaje na viagem) e utilizamos o trem que liga as cidades que distam 20 km entre a primeira e a última.  No verão há a opção de barco ou de caminhar pelas trilhas se tiver o espírito aventureiro.
 Monterosso é boa para praia, mas não espere faixas de areia branquinha como no Brasil e sim algumas rochas e muita gente disputando o pequeno espaço que sobra entre um extremo e outro do vilarejo. 
Monterosso - Cinque Terre
Vernazza tem um portinho bonito e característico e é de Manarola que inicia uma trilha curta chamada Via Delle Amore ligando até Riomaggiore com ótima vista do mar.
Vernazza - Cinque Terre

O local foi castigado por chuvas em outubro/11 e sofreu muitos deslizamentos de terra mas já esta bem restaurada para o turismo.

Via Dell'Amore - Cinque Terre
Próxima etapa: Florença, San Gimignano e Roma

0 comments:

Postar um comentário