Pages

Labels

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

República Tcheca - Praga


Republica Tcheca foto castelo Praga a noite tirada da Charles Bridge
Castelo Praga
Já tínhamos ouvido bons elogios a Praga mas preferimos não criar expectativas demais para evitar surpresas.
Novamente viemos de ônibus desde Bratislava e desta vez foi uma viagem tranquila. Ficamos hospedados a uns 20 minutos do centro antigo então o primeiro impacto com a cidade ainda estava por vir.

Como  "Jack o estripador", vamos contando as coisas em partes. E foi assim mesmo que tivemos o primeiro impacto ao ver a Torre de Pólvora na entrada do centro antigo, dali para frente o número de prédios com fachadas em barroco e art nouveaux é enorme e vai te levando até a praça central (Staromestské Námesti).
Stare mesto Praga República Tcheca
Relógio Astronômico
Republica Tcheca
Staromestské Radnice

Na mesma proporção que a cidade vai se revelando bela, o número de pessoas vai aumentando até culminar em um formigueiro humano a la " 25 de março em véspera de natal" que se amontoa próximo ao relógio astronômico na praça central.
Dali para frente até a Charles Bridge são ruelas antigas cheias de lojinhas, restaurantes e atrações que te levam sem esforço até o outro lado do rio Vltava onde está o castelo de Praga.
Sem esforço desde que você levante os braços e deixe a população te arrastar em meio aos guias de sombrinhas levantadas. Se você parar para uma foto, vai ser atropelado amigo(a)!
 
Ainda assim a visita ao Castelo é um ótima oportunidade para ter uma visão aérea da cidade, pois antes de subir já é possível conhecer a igreja St Nicholas e inúmeras outras coisas como o Old Royal Palace, St Vitus Cathedral e Valdstejnské Palac que estão a redor.
Republica Tcheca tirada desde a torre Klementinum
Vista Aérea desde a torre Klementinum
Republica Tcheca
Vista Aerea Praga desde o Castelo

Do alto se tem uma idéia da quantidade de torres e edifícios conservados que esta cidade tem, é realmente um show a parte. O passeio vale para o dia ou para a noite já que no verão o movimento fica intenso mesmo depois das 22:00 hrs.

Foto Vitrais Republica Tcheca
Interior St Vitus Cathedral Praga
O transporte público é fácil de utilizar e funciona 24:00 hrs mas depois da meia noite a circulação é reduzida.
Qualquer guia ou página na internet poderá ajudá-los a conhecer as atrações da cidade como o bairro judeo Josefov, a cidade antiga (Stare Mesto), região do castelo (Hradcany) ou cidade baixa (Malá Strana) mas uma visita com menos de 3 dias aqui  pode ficar apertada.
República Tcheca
Casa Municpal Praga

Quer uma dica de verdade, reserve um tempo para assistir a um concerto de música clássica pela cidade. Você pode nem ser um grande fã do estilo musical, mas é difícil não curtir o local e a qualidade dos músicos que se apresentam. Fomos a um concerto de 1 hr na casa municipal, que é um prédio bem bonito do século 19 onde há uma mistura de turistas com bermudas e chinelos e outros que chegam a vestir blazer, bem multicultural.
Concerto Casa Municipal

Se curtir balada então pode escolher alguma casa noturna como a Karlovy Lázně famosa por ter 5 andares e um bar de gelo. Estivemos por lá, mas confesso que depois de duas horas percebemos que já estava na hora de ir embora. O local é cheio de turistas com a faixa etária média de 18 a 25 anos e toca dance, hip hop, r&b, oldies e techno.


A comida típica daqui varia um pouco com pratos de carne como o goulash tcheco com pãezinhos que lembram a pão de ló salgado (dumplings) e as cervejas que a galera toma aqui como água.
É também a terra dos cristais da marca Bohemia a Swarovski que podem ser adquiridos direto na fonte  com precinhos mais amistosos que em terras tupiniquins.

Agora estamos rumando a Itália, mas Praga é um destino que seguramente deve ser incluído em uma viagem a Europa e que vai te deixar com a sensação de que curtiu uns dias em meio a um patrimônio histórico a céu aberto “capiche!”


Um comentário: