Pages

Labels

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Italia Parte III – Nápoles, Pompéia e Ilha de Ischia


Napoles Italia
Castel dell'Ovo - Napoles
Saímos de Roma para Nápoles  novamente usando a malha ferroviária da Trenitália. Quer uma dica? Consulte sempre os horários na Internet ou nas maquininhas de auto-atendimento espalhadas pelas estações. Isto garante bons preços já que os trens regionais fazem o mesmo percurso que os de alta velocidade e custam até 70% menos.

No percurso conhecemos o Antonio e a Floriana, um casal de Napolitanos que nos deram ótimas dicas do local.  Além dos cuidados com a segurança, indicaram o restaurante Antonio&Antonio que fica na Via Partenope em frente ao mar. Não somos de fazer propaganda de nada, mas a comida de lá mudou nosso conceito sobre a pizza Italiana: “Excelente!”.
Napoles Italia
San Francesco di Paola - Napoles

Tínhamos programado usar Nápoles apenas como base para conhecer Capri e Positano na Costa Amalfitana. Ao chegarmos ao porto Molo Beverello e vermos a multidão que se amontoava em frente aos guichês das companhias de transporte para Capri, resolvemos seguir a dica do Antonio e mudamos nosso passeio para ilha de Ischia.

Italia
Praia Maronti - Ilha de Ischia

O local pode ser alcançado em 1:30hr de barco saindo do porto Porta di Massa via traguetto (barco mais lento e barato) ou de aliscafo (barco mais rápido) partindo de Molo Beverello.
Em Ischia vivemos mais uma imersão cultural Italiana já que a maioria era turista local e as praias são ligadas ao porto por ônibus que normalmente tem mais passageiros que espaço...
Na Praia de Maronti você aluga duas cadeiras e guarda sol com 10 e se aceita um conselho de amigo, pague! O Sol é escaldante e a areia formada de pedrinhas escuras que refletem o sol garantem o clima de churrasqueira a céu aberto!

Italia
Grande teatro - Pompéia

Já Pompéia com toda sua historia em torno do vulcão Vesúvio, não podia ficar de lado e reservamos um dia para este passeio. O local pode ser alcançado em menos de 1 hora pelo trem chamado Circumvesuviana, partindo de Nápoles e descendo na estação Scavi. Na saída da estação  há ofertas de passeios guiados e aluguel de áudio-guias, mas decidimos pular esta parte e ir direto para a porta Marina, principal entrada. Lá os tickets são vendidos simples ou em “combo”para visitar Herculano ( outra cidade soterrada pelo vulcão ). Uma dica é solicitar o mapa, pois o mesmo nem sempre é oferecido pela atendente.

Italia
Templo de Apolo - Pompéia

Pompéia entrou para a historia após um forte terremoto atingir a cidade em 62 d.C. Dezessete anos depois com a cidade ainda em reconstrução, o vulcão Vesúvio entrou em erupção repentinamente enterrando a cidade em cinzas e rochas. 
Italia
Pompéia

As escavações começaram em 1748 e revelaram muita coisa intacta, como construções diversas, pinturas, mosaicos e corpos petrificados. Vale a visita!
Nossa visita ao continente já estava no final e na partida de para Sicília tivemos nosso primeiro perrengue na porta do aeroporto de Nápoles.

Italia
Pompéia com o Vulcão Vesúvio ao fundo

Como nosso vôo saia as 7:00 hrs não restou outra solução além do táxi indicado pelo hotel que cobrava um preço fechado de 16. O problema foi que ao chegar ao destino o taxista pegou a nota de 20 que usamos para pagamento e começou com história de que o valor inicial não continha o adicional de 2 por mala transportada.

Italia
Nápoles

Como brasileiros conhecemos bem os tais jeitinhos que são usados para cobrar mais dos turistas, mas mesmo com toda a discussão com o motorista tivemos que engolir esta pois estávamos atrasados para o check in.

Bom, desde o avião rumamos para Sicília, te esperamos lá.

2 comentários: